Aumento no número de compras pela internet, por meio de plataformas de e-commerce e marketplaces, é tendências no padrão de consumo.
Como todo mundo sabe, 2020 foi um ano atípico. A pandemia do novo coronavírus, além dos desafios, trouxe tendências no padrão de consumo.
O aumento no número de compras pela internet, por meio de plataformas de e-commerce e marketplaces, é um exemplo. Você está por dentro da importância que o mercado de vendas online terá em 2021?
Neste artigo vamos mostrar o panorama desta tendência, que tornou-se ainda mais importante para os negócios neste ano. Confira!
Crescimento das vendas pela internet
Segundo a 42ª edição do Webshoppers, o e-commerce cresceu 47% em 2020 no Brasil, o maior índice dos últimos 20 anos. Em outras palavras, 2020 marcou a consolidação das compras online. Mesmo após a pandemia, a tendência de crescimento deve permanecer, principalmente porque o aumento se deu pelos novos consumidores. Foram 7,3 milhões de pessoas que entraram na rota das compras online durante a crise sanitária,
Isso significa que 7,3 milhões compraram pela primeira vez em lojas virtuais durante o ano. Os números da 42ª edição do Webshoppers foram publicados nesta reportagem da página de Economia do Uol. Para se ter uma ideia do cenário internacional, houve um aumento de 21% nas transações globais de e-commerce em setembro do ano passado, em comparação com setembro de 2019, de acordo com a ACI Worldwide.
Levantamento do LinkedIn
A pesquisa feita pelo LinkedIn também aponta para a permanência desses novos consumidores no mercado de compras online. O levantamento foi divulgado nesta reportagem do G1.
De acordo com a rede social, em resposta ao crescimento na demanda, o e-commerce está entre os três setores que impulsionarão o mercado de trabalho brasileiro em 2021. Junto dos cargos no e-commerce, estão os postos de trabalho em telemarketing e marketing digital.
Fortalecimento dos marketplaces
Muitas lojas virtuais e pequenos comerciantes se renderam à oportunidade de vender produtos e serviços em marketplaces. Desde a chegada da Amazon, em 2012, eles se tornam mais relevantes a cada ano em termos de vendas e conveniência no Brasil.
De lá para cá, vimos lojas virtuais se transformarem para poderem competir com a chegada desta gigante do e-commerce mundial: B2W, Mercadolivre, Magazine Luiza e Via Varejo, por exemplo, investiram maciçamente em tecnologia, infraestrutura, logística, fusões e aquisições.
Em 2020, claro, a relevância dos marketplaces ficou ainda maior, e seguirá crescendo agora, em 2021.
Voltando à 42ª edição do Webshoppers, ainda de acordo com a pesquisa, no primeiro semestre de 2020 a participação do faturamento dos varejistas que são marketplaces no e-commerce brasileiro foi de 78%, um crescimento de 56% em apenas 1 ano.
Empreendedor, fique atento a tudo isso
Se você é empreendedor, entender a importância do e-commerce terá em 2021 pode ser um fator-chave para o sucesso do seu negócio. E nós, da Mitra Inteligência Contábil, somos especialistas em negócios digitais e e-commerces.
Precisando de uma assessoria contábil para auxiliar você a desenvolver o seu negócio no e-commerce, ou se você vai empreender e entende a importância do e-commerce em 2021, conte com a Mitra Inteligência Contábil.
Conta nos comentários o achou deste artigo e leia também: Quais são os reflexos da Covid-19 no seu negócio?
Nossos contatos
WhatsApp: 51 9956-83071
Telefone: 51 3249-0010
E-mail: atendimento@mitraassessoria.com.br
Entrar em contato pelo site
Comments